quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA PATA - 2009


Por Gustavo Telles

O ano de 2009 está chegando ao fim e nós da Pata de Elefante temos muitos motivos para celebrá-lo, pois vencemos o VMB (MTV), na categoria Melhor Banda Instrumental, gravamos nosso terceiro disco (com lançamento previsto para março de 2010) e acabamos de lançar o clipe de “Um olho no fósforo, outro na fagulha”.
Além disso, tem muito mais:
No início do ano, o disco “Um olho no fósforo, outro na fagulha” ficouentre os 25 melhores da música brasileira de 2008, de acordo com a listada Revista Rolling Stone.
Em fevereiro, tocamos no Festival Psicodália (SC) para um público superior a 3 mil pessoas.

Em março, nos apresentamos no projeto Rumos Convida, do Itaú Cultural(SP), tendo como convidada a banda Macaco Bong. Opúblico lotou a sala do Itaú Cultural e o encontro foi emocionante!

Em abril, participamos da estreia do programa Edgard no Ar, exibido pelo Canal Multishow, no qual tocamos "Angelita", música queintegra o filme "Surf Adventures 2 - A Busca Continua", distribuído pela Globo Filmes e que estava sendo lançado naquele período.

Em maio tocamos na Virada Cultural Paulista, na cidade de Bauru, etambém em várias casas noturnas e Sescs de São Paulo capital e interior.

Em junho, participamos do PARC Festival, evento da Coca-Colarealizado em Porto Alegre. Junho também foi um mês com apresentações fervorosas em Pelotas e Bagé, no Rio Grande do Sul, e voltamos a ganhar destaque na revista Rolling Stone, com a matéria “Sem Palavras com Algo a Dizer”.
Em julho, nos apresentamos no Festival de Inverno de Garanhuns, emPernambuco, no Baiacool Jazz Festival, na praia de Salinas, no Pará, e fizemos oshow de encerramento da primeira seletiva do Festival Se Rasgum, em Belém(PA). Além de shows incendiários em Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul.
Em agosto, do dia 26 ao dia 30, levamos oshow “Um olho no fósforo, outro na fagulha” para as cidades de SãoLeopoldo, Lajeado, Bento, Farroupilha e Santa Cruz do Sul, durante oprojeto Musica do SESC RS.

Em setembro, voltamos para São Paulo para fazer uma série de shows,com destaque para a apresentação no Festival Interunesp de MPB e Convidados, em Ilha Solteira, encerrando a noite após show memorável dos Demônios da Garoa.

Em outubro e novembro, fizemos o Circuito Cultural Paulista, evento realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de SãoPaulo, com shows em Iguape, Brotas, Guararema, Caraguatatuba, Monte Altoe Tupã. Em novembro, em Porto Alegre, no Bar Opinião, tocamos com Júpiter Maçã. Na seqüência nos apresentamos no show de 26 anos da Rádio Ipanema FM, no Anfiteatro Pôr-do-sol, em Porto Alegre, para um público superior a 30 mil pessoas, além de tocarmos no CAASO da USP em São Carlos (SP) e no SESC de Presidente Prudente (SP).

Em dezembro, mandamos ver pelo interior do Rio Grande do Sul, com apresentações quentes no Macondo Circus Festival, em Santa Maria, dia 05, no Atelier Coletivo em Bagé, dia 11, na Cervejaria Original Bier em Pelotas, dia 12 e na Embaixada do Rock, em São Leopoldo, dia 18. Não bastasse tudo isso, dia 02 fizemos uma participação durante a premiação do Prêmio Histórias Curtas, da RBS TV, exibido pela TV Com e pelo Canal Brasil.

Pra começar o ano com o pé direito nos apresentaremos no dia 1º de janeiro de 2010 no Festival Psicodália, em Rio Negrinho, Santa Catarina, onde tocam também, Os Mutantes.
E é com grande prazer que iniciamos esse 2010, agradecendo sempre o carinho de todos que vem acompanhando o nosso trabalho pelo Brasil afora.
Um grande 2010 para todos!

Um comentário:

Unknown disse...

Showzaço no psicodália.
Só conhecia a banda de ouvir falar e fiquei impressionado com a performance em palco.
Manter mais de 3.000 pessoas vidradas com som instrumental é incrível. Isto prova a qualidade sonora da banda. Sem virtuosismo (que eu acho chato) a banda cria riff´s fantásticos. Se a banda existisse em 1967 com certeza hoje seriam vemerados como grandes nomes do Rock. Parabéns.
Pena que não tinha CD para vender lá no psicodália. Corri para comprar mas não tinha.
Onde será o show da banda em Março em Curitiba (em qual lugar)?
Abraços